Publicidade.
Publicidade

Franqueira Rodrigues sobre Pacto para os Oceanos

Pescadores devem estar
no centro das decisões

O deputado ao Parlamento Europeu André Franqueira Rodrigues quer os pescadores no centro do processo de decisão sobre o Pacto Europeu para os Oceanos.
O eurodeputado açoriano falava no debate na sessão plenária do Parlamento Europeu, com a presença do Comissário Europeu para as Pescas e Oceanos, Costa Kadis, e dos representantes da presidência polaca do Conselho da União Europeia.
O deputado socialista sublinhou "a importância de um compromisso vinculativo para a proteção e gestão sustentável dos ecossistemas marinhos e das comunidades costeiras que deles dependem".
"A Europa é o mais marítimo dos continentes. Este é o nosso momento para afirmar uma Europa Azul, onde mares saudáveis coexistem com comunidades costeiras sustentáveis", declarou o coordenador dos socialistas europeus na Comissão das Pescas do Parlamento Europeu, reforçando que o Pacto Europeu para os Oceanos deve assentar em "medidas concretas e eficazes".
Entre as prioridades defendidas, André Franqueira Rodrigues destacou a necessidade de "manter os pescadores e as comunidades costeiras no centro das decisões; libertar o potencial económico e social da economia azul, promovendo a ciência e a inovação; proteger as áreas marinhas mais sensíveis e ambientalmente significativas, e eliminar práticas nocivas e reforçar a cooperação internacional".
O eurodeputado alertou ainda que, para que o Pacto Europeu para os Oceanos seja efetivo, deve ser acompanhado de financiamento adicional e apropriado, para além do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura.

Região Comentários:0
Nº Assin./ID:
Chave:
Recordar:
Assinar
Forum DI
Forum Desporto
< Abril 2025
DSTQQSS
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
Diário Insular.pt Webmaster: Rui Azevedo r-site.net