Publicidade.
Publicidade

José Bruges

O "TRILHO DO CHAMBRE"

Por razão que não sei explicar, só agora que me desloquei várias vezes à freguesia dos Biscoitos, reparei na existência de uma placa que sinaliza o que alguém designou, como em título se realça, por "TRILHO DO CHAMBRE". Ali, à ilharga do "Maunto" antigo baldio que consta da relação das diabruras perpetradas pela célebre "Justiça da Noite", este trilho de muita concorrência, não se sabe por que diabo terá sido designado por um estrangeirismo francês que significa quarto ou câmara...Nas redondezas nada se encontra que permita tal dedução ou influência pelo que, fazendo um esforço de adivinhação, julgamos tratar-se de uma tendência de alguns sujeitos para alterar os termos apenas por uma questão de fonética, por acharem que soa melhor ou que dá mais relevância ou dignidade à coisa, do que resulta regra geral, um disparate. Bem podiam ter designado o trilho por expressão portuguesa como por exemplo " da cabra manca" ou "vaca malhada" ou outra. Mas do "Chambre", é preciso imaginação...Por mim e talvez ainda influenciado pelos acordes do  "bailinho" da Agualva, penso que o termo resulta da conjugação dos seguintes factores: uma banda vai tocar o hino da Maria da Fonte e, em simultâneo, quer dizer ao mesmo tempo, o homem do trompete arranca com um "passe doble", acompanhado por um ligeiro toque de castanholas....bre..bre..bre.
Quem tenha possuído ou arrendado terras das "criações" ali existentes, sabe que desde longa data (1666), aquele lugar se designa por "CHAMA", por influência do apelido do seu primeiro proprietário.. Mas vamos aos factos históricos.
No volume III de "Genealogias da Ilha Terceira", da AUTORIA de António Maria Mendes e Jorge Forjaz, a páginas 166/7, no nº 5 relativo a TEOTÓNIO VAZ CHAMA, se diz, e vamos abreviar a referência, em testamento feito pelo "Tabeliam Ignacio de Morais"..."e por sima do pico Redomdo os serrados de pasto que são quatro em que está hua cafua detelha...Esta criasão come o meu gado. Nesta criasão...gastei o mylhor de 300,000 rs. nas paredes valados e mais tapumes...e os autores concluem dizendo -  O apelido Chama ficou ligado à designação desta última propriedade até hoje.
Eu diria até que chegou o francesismo. Posto isto e depois de se afinarem os instrumentos e respeitar a partitura, seria uma obra de caridade tirar aquela placa e colocar uma com a designação de "TRILHO DO CHAMA. Ficaria salvaguardada a "honra" do serviço oficial que cometeu tal erro.

Opinião
Nº Assin./ID:
Chave:
Recordar:
Assinar
Forum DI
Forum Desporto
< Abril 2025
DSTQQSS
1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30
Diário Insular.pt Webmaster: Rui Azevedo r-site.net